


HemofiliaBrasil.com
Um portal filantrópico virtual de apoio e compartilhamento de informações importantes e ajuda para portadores de Hemofilia
Informações Importantes e Recomendações:
Para receberem o tratamento, todas as pessoas com hemofilia no Brasil são registradas em um centro de referência público de tratamento da doença. Quando acontece algum sangramento, elas procuram um centro e recebem o fator. Alguns chegam a precisar de atendimento toda semana.
Como hemofílicos podem sangrar muito abundantemente, alguns têm que receber o fator de coagulação antes mesmo de chegar ao hospital. Por isso, cada família brasileira com indivíduos com hemofilia recebe uma dose do fator para guardar em casa e utilizar em caso de emergência.
O tratamento é feito com uma rotina de reposição intra-venal (pela veia) do fator deficiente periodicamente através de um agendamento regular. Mas, para que o tratamento seja completo, o paciente deve fazer exames regularmente e jamais utilizar medicamentos que não sejam recomendados pelos médicos.
O tratamento da hemofilia evoluiu muito e, basicamente, consiste na reposição do fator anti-hemofílico. Paciente com hemofilia A recebe a molécula do fator VIII, e com hemofilia B, a molécula do fator IX. Os hemocentros distribuem gratuitamente essa medicação que é fornecida pelo Ministério da Saúde.
Quanto mais precoce for o início do tratamento, menores serão as sequelas(musculares e articulares causadas pela hemorragia) que deixarão os sangramentos. Por isso, o paciente deve ter em casa a dose de urgência do fator anti-hemofílico específico para seu caso e ser treinado para aplicá-la em si mesmo tão logo apareçam os primeiros sintomas.
Fonte: Site Ler Saúde por Carolina Samorano / Saúde / Correio Braziliense / Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso / Hospital Israelita Albert Einstein / Dr. Drauzio.
* Consideramos que durante uma hemorragia interna identificada, seja de extrema importância e recomendação, a realização de aplicações de gelo no local, três vezes ao dia, por 15 à 30 minutos, até que a hemorragia se estanque.
Vencida a fase aguda, o portador de hemofilia deve ser encaminhado para fisioterapia a fim de reforçar a musculatura e promover estabilidade articular, evitando assim, diversas sequelas.